Navegação, pesquisa na internet esegurança na rede
Por
Aparecida Elciene de Oliveira Costa
Cida Neves Almeida
A proposta do uso das TICs como desafio à inclusão digital na educação, é fazer entender a grande importância da sua utilização no dia a dia do trabalho tanto do corpo docente como a aplicabilidade desse recurso nas atividades com os alunos. Desde a época em que existia um único computador nas empresas para atender vários servidores, já era considerado uma invenção revolucionária. Hoje, com o avanço da tecnologia e a necessidade em ampliar tais recursos aos usuários, os microcomputadores ganham seu espaço. Podemos dizer, que na era digital, configura-se como rede, que interliga computadores em escala mundial, facilitando a comunicação e a disseminação de informações por meio da internet. Nesta grande “teia de alcance mundial ”, busca conteúdos nos Websites, por ter uma gama enorme de informações. E através desse recurso tecnológico, a escola na sua ação pedagógica, encontra um meio de comunicação rápido, prático e inovador.
É imprescindível orientar o aluno, que ao usar programas de navegação e ferramentas de busca, que tome certas precauções ao navegar na internet, pois poderá encontrar armadilhas, como vírus do computador, levando a perda de documentos, devido a contaminação de todo o programa nele contido. O professor como sendo mediador do conhecimento digital, deverá também fornecer dados ao aluno, que o faça compreender que o uso da internet, vai além do entender simplesmente dessa máquina digital, deverá ter um olhar crítico e observador diante dos dados obtidos.
Deverá mostrar ao aluno também sobre as diversas modalidades que a internet lhe propõe. Sabemos que devido a conexão das redes e a difusão de informações em larga escala, as TICs poderão provocar grandes mudanças na vida do ser humano e principalmente em si tratando na educação, o aluno com sua aplicabilidade informatizada, obterá um avanço tanto cognitivo como intelectual no seu cotidiano.
Num outro enfoque, o professor deverá fazer com que o aluno desenvolva com mais praticidade em escrever e resolver questões propostas pela escola, porém deve-se orientar o aluno efazê-lo compreender, que ele está usando mais um dos suportes que a escola lhe oferece, e principalmente o professor tomar certos cuidados para não desvalorizar o que os alunos já sabem. Ou até mesmo, por outro lado, não promover ao aluno, certa comodidade na escrita digital, ignorando a importância da escrita propriamente dita e na evolução dos textos.
Segundo Ramal(2000, p.1), a escrita ajudou “a tecer linha após linha, as páginas da História... tudo passa ser inserido numa cronologia”. Assim,nessa era tão inovadora da educação digital, a escola passa inserir junto a tecnologia, na formação de seus alunos, de forma que eles sejam inclusos e não apenas expectadores de recurso tecnológico educacional. A autora relata, que o hipertexto também na sua grande importância, de leitura e escrita digital, está acima do texto, pois apresenta links que possibilita o aluno, a tecer caminhos para outras janelas. Como também, amplia recursos com: imagens, palavras, sons,trazendo certa maleabilidade sobre o digital.(Rama, 2000,p.7).
O professor como parte integrante desse desenvolvimento digital, poderá explicitar ao aluno, que navegar na internet, é a ação de caminhar pela Web, indo de uma página para outra, através de links, pois sua estrutura encontra-se vários endereços eletrônicos, milhõesde websites. Nesse contexto é de grande relevância, focar que o próprio corpo docente saiba que o Firefox apresenta outras versões para outros sistemas operacionais; e o Linux Educacional contempla o Desktop, sendo que neste ambiente, contém todos os recursos para trabalhar com o computador. O Firefox, poderá ajudar o professor com uma grande diversidade metodológica educacional. Dentre tantos dados para a busca de informação pela internet, encontra-se ferramentas ( Yahoo, Google...), que possa auxiliar tanto no trabalho do professor, como alternativas para o conhecimento digital do aluno. Ao incentivar o aluno a navegar pela internet, deixemos claro, que é um espaço de grande liberdade de atuação,porém que sejam acima de tudo inovadores e críticos diante dos dados obtidos. É imprescindível que se leve em conta, quem são os autores da informação, a confiabilidade do site, informações publicadas e sua atualização. Como também alertá-los em preservar dados pessoais, senha, cartão de crédito, encontros com autorização dos pais. Ao adentrar mais um pouco sobre educação e tecnologia, deparamos com inúmeras informações, ferramentas...,podemos agora, já obter o primeiro contato com um navegador, aprender a pesquisar na internet, conhecer links... Estamos caminhando mais um pouco parao mundo digital e podemos perceber que nossa travessia diante das TICs educacional, nos promove e nos dá mais autonomia para usar o computador e a internet em busca de alternativas metodológicas para atender nossos alunos ecaminhar juntos com segurança, nesse processo do conhecimento diante da educação e da tecnologia digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário